terça-feira, 16 de outubro de 2012

Um parque para o bairro da Torre

Hoje enviei uma mensagem ao recém-eleito futuro prefeito da cidade do Recife, Geraldo Júlio, através do site da sua campanha. Na ausência de um meio mais eficaz e imediato de externar minha preocupação e desencarcerar minha angústia por nada poder fazer a respeito daquilo que me preocupa, tive que recorrer a esse expediente. Não me acusem, portanto, de tolice ou ingenuidade.

Segue abaixo a referida "carta", acompanhada de algumas imagens ilustrativas que não puderam ser anexadas à original. Por favor ignorem as falhas de redação.

Prezados,

Parabéns pela eleição. Sou morador da Madalena, mas bem próximo da Torre, e me preocupo com a utilização do espaço urbano. Minha ideia está relacionada com Meio Ambiente, Educação, Saúde, Cultura, Esporte e Lazer
(o site solicita que se especifique o assunto). Quero ver preservada a memória e contribuir para a melhoria da qualidade de vida no meu bairro e na minha cidade.

Apesar de não saber em que situação se encontra o imenso terreno do antigo cotonifício da Torre, gostaria de compartilhar algumas observações e sugestões a respeito.

Se olharem no Google Mapas, perceberão que trata-se de uma área enorme, praticamente do tamanho do parque da Jaqueira, com árvores belíssimas, imensas e frondosas. O terreno possui edifícios que podem ser aproveitados para finalidades diversas, como museu, bares, restaurantes e comércio. Parte poderia, após um levantamento apropriado, ser demolida para a construção de instalações modernas com finalidades públicas. Imagino, principalmente, uma biblioteca municipal ampla e confortável para a nossa cidade, tão mal servida desse tipo de espaço.

Penso, também, que da grande área com árvores e ruínas pode ser feito um parque com metade do tamanho daquele da Jaqueira, como um irmão mais novo do outro lado do rio, que embelezaria a cidade e traria qualidade de vida para a vizinhança. Peço, aliás, que procurem aproveitar as margens do Capibaribe para iniciativas nesse sentido, tendo em vista a mobilidade de pedestres e ciclistas e a construção de espaços de convivência e lazer.

Peço encarecidamente que não coloquem o interesse das grandes construtoras acima do interesse público e do legado que deixarão para as gerações presentes e futuras.

Agradeço a atenção e desejo-lhes um bom trabalho na administração do Recife.


Sobre o bairro da Torre:

http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.php?option=com_content&view=article&id=179&Itemid=1

















Nenhum comentário:

Postar um comentário